Início

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

3 gafes que abalaram campanhas de marketing em 2010


Bloom: aroma do outdoor passou despercebido

A ação de marketing olfativo da rede de varejo americana Bloom acabou indo pelo ralo por falha de planejamento.

Para divulgar uma nova linha de cortes de carne, a empresa instalou um grande outdoor com um suculento pedaço de carne preso por um garfo em uma das estradas mais movimentadas do estado da Carolina do Norte.

Em determinadas partes do dia, a peça desprendia aroma de churrasco, que era espalhado por ventiladores instalados na beira da estrada. Dessa forma, as pessoas que passavam pelo local seriamatraídas pelo cheiro de carne temperada.

Parecia uma ideia fantástica, se não fosse por um detalhe: por causa da direção dos ventos, pouca gente pode, na verdade, sentir o aroma emitido pelo outdoor. Um mês depois de ser lançada, a campanha foi suspensa.

_____________________________________________________________________


Ogilvy Paris usa mesma imagem em anúncios de Epson e Dove

Criada pela agência Ogilvy Paris, a campanha da Epson lançada em maio trazia um anúncio retratando uma mulher idosa com o seguinte texto: "Long Live Memories". A chamada fazia uma associação entre as linhas de expressão do rosto e as linhas de texto que contam histórias.

Em 2008, porém, a agência havia usado exatamente a mesma imagem em outro anúncio para a marca Dove. Neste, o texto, localizado exatamente no mesmo lugar e na mesma cor - branco - dizia: "Love Your Life".

Segundo o site Adland, onde o caso foi noticiado, a Dove não chegou a tomar conhecimento da peça, fato que explica por que a agência pode ter reutilizado a foto em outro anúncio.

____________________________________________________________________



Referência a filme pornô tira campanha da Coca-Cola do ar

Na Escócia, uma ação da Coca-Cola no Facebook para promover seu refrigerante Dr Pepper precisou ser retirada do ar às pressas depois que a mãe de uma garota de 14 anos descobriu, entre as frases publicadas pela marca, uma referência a um filme pornográfico. Na campanha, um aplicativo colocava frases constrangedoras no perfil dos usuários que o instalavam. Entre esses textos é que o título foi encontrado.

A mãe, além de entrar em contato com o departamento de marketing da Coca-Cola, publicou um texto em uma rede social voltada para pais.

Buscando retratação, a Coca-Cola ofereceu ingressos para uma sessão de teatro e um pernoite em Londres à família, mas acabou cometendo outra gafe: "Não me serve para nada", reclamou a mãe. "Nós moramos em Glasgow", disse ao jornal The Telegraph.


Fonte: http://exame.abril.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário