Início

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

As 10 melhores campanhas de mídia social de 2010

Um dos maiores Portais de Marketing em Língua espanhola, o Marketing Directo, publicou uma lista com o TOP 10 das melhores campanhas em mídias sociais de 2010, o destaque fica para a campanha da Cruz vermelha do Haiti. Vale lembrar que essas 10 campanhas foram uma escolha do Portal Marketing Directo.

1. Cruz vermelha Haitiana

Por ocasião do terremoto que atingiu o Haiti em janeiro deste ano, as mídias sociais demonstraram a sua capacidade de fazer mais do que criar consciência entre os usuários. 24 horas após o terremoto que devastou a vida de cerca de 230.000 pessoas, a Cruz Vermelha lançou uma campanha com mensagens de texto.

Os usuários que queriam ajudar enviavam uma mensagem de texto com a hashtag #HAITI e assim fariam uma doação de US $ 10 em sua conta de telefone. Em 36 horas, levantou mais de US $ 4 milhões. Em fevereiro, a campanha chegou à televisão, já havia arrecadado mais de $ 32 milhões.

2. Old Spice

Os anúncios de TV da Old Spice protagonizados por Isaías Mustafa fez grande sucesso na Internet. Depois de ser enviado para o Youtube, se tornou um fenômeno viral “imparável”. Musafa respondeu várias perguntas no Twitter e em outras Mídias Sociais, sendo que ele também respondeu individualmente através de vídeos personalizados.

3. Pepsi Refresh

O “Projeto Refresh” da Pepsi, que começou no início deste ano, consistia em doar US $ 1,3 milhão por mês para organizações e indivíduos que publicassem idéias sobre como fazer boas ações em seu site. Foram milhares de idéias e os usuários também promoveram as suas propostas no Facebook e no Twitter.

4. Murphy USA

Murphy Oil Corp e sua divisão de postos de gasolina nos EUA que opera no estacionamento do Walmart em toda a América, em parceria com Whrrl, uma rede social de Geolocalização, criaram uma ação em que os clientes eram recompensados quando eles fossem reabastecer nos postos da empresa. Desde que o programa começou em julho, conseguiu-se 2.393 membros, um número significativo, considerando que é um aplicativo de Geolocalização desconhecido.

5. It’s Gets Better

Após uma série de suicídios de adolescentes relacionados com bullying Homo fóbico que ocorreu nos Estados Unidos, o colunista Dan Savage criou um vídeo juntamente com o seu parceiro, voltado para os jovens mais vulneráveis com uma mensagem clara: “melhor”. Assim nasceu o projeto “It Gets Better”, um site que permitia aos homossexuais compartilharem experiências de como melhorar a vida.

6. Edge Shave Gel

A Edge pediu a seus clientes que contassem o que é que os irrita. Os usuários do site podiam ver, em um mapa dos E.U. A , as coisas que irritavam outros usuários do país. Também se utilizou o Twitter para buscar aquelas situações que as irritam e assim tratando de resolvê-las.

7. General Eletric

O propósito da GE é desenvolver energias renováveis, a empresa recorreu a celebridades para fazer vídeos relacionados ao meio ambiente e publicá-los no Youtube. Além disso, os fãs foram convidados a apresentar as suas idéias aos famosos que fizeram o video. A campanha, “Tag Top Green”, esperava receber 10 milhões de acessos entre Outubro e o final do ano, um valor ultrapassado no primeiro mês.

8. Orabrush

O Dr. Bob Wargstaff tentou, sem sucesso, promover seu limpador de língua Orabrush. Mas com a ajuda de Austin Craig criaram uma série de vídeos divertidos no Youtube sobre mau hálito. Os vídeos foram lançados semanalmente, desde o final de 2009 e em novembro já havia ultrapassado 30 milhões de visitas no total. Além disso, em 2010 lançou um aplicativo para o iPhone , o Detector de mau hálito.

9. Coca-Cola

No início deste ano, a Coca-Cola arrasou nos meios de comunicação social com um vídeo viral, “Máquina da Felicidade”, em que uma máquina de venda de bebida colocava para fora muito mais coisas do que apenas as latas de Coca-Cola, como ramos de flores ou caixas de pizza.

10. Heinz

Heinz entrou no mundo das mídias sociais, acrescentando o seu logotipo em uma caixa azul que dizia “nos veja no Facebook”, uma iniciativa que, embora possa parecer um pouco guloso, nada mau para uma empresa que está em funcionamento desde 1869. Os consumidores, ao entrar na página da Heinz no Facebook, encontravam informações para participar do concurso de design criativo, cuja 12 vencedores teriam seus designers publicados em milhões de embalagens de ketchup da empresa.


Visto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário